06 janeiro 2010

Comédias para se Ler na Escola


Autor: Luis Fernando Veríssimo
Apresentação e seleção de Ana Maria Machado
Editora: Objetiva
Data: 2001
Resenha: por Agatha Abreu


Em Comédias para se Ler na Escola ocorre uma dobradinha que não poderia ser melhor. De um lado, as histórias de um mestre do humor. Do outro, o olhar perspicaz de uma das mais talentosas escritoras do país, especialista em literatura para jovens. Ana Maria Machado, leitora de carteirinha de Luis Fernando Veríssimo, releu durante meses textos do autor, e preparou uma seleção de crônicas capaz de despertar nos estudantes o prazer e a paixão pela leitura.

E assim foi. Não há criatura que não leia este livro e não se encante com a genialidade e o humor apaixonante de Veríssimo. Afinal, Veríssimo tem a “fórmula” para cativar em sua leitura: textos curtos, fáceis, divertidos, escritos em linguagem clara e parecida com a que a gente fala todos os dias.

A seleção de Ana neste livro permite ao leitor mergulhar no universo das histórias e personagens de Veríssimo prestando atenção nos múltiplos recursos deste artesão das letras. A habilidade para os exercícios de linguagem ou de estilo, por exemplo, pode ser conferida em crônicas como “Palavreado”, “Jargão”, “O ator” e “Siglas”. E para quem é fã da língua portuguesa, a crônica “Papos” vai tirar boas risadas.

Em seu sensível texto de abertura, Ana “desafia” os leitores: “Depois de ler este livro, duvido que algum jovem ainda seja capaz de dizer, sinceramente, que não curte ler. E, para não ficar achando que só gosta deste livro, que leia os outros do autor. Aposto que, em sua maioria, os novos leitores vão se viciar em livro e sair procurando outros textos, de outros autores. Com vontade de, um dia, chegar a escrever assim. Quem sabe? O Veríssimo nunca pensou que ia ser escritor quando crescesse. Seu negócio era mesmo um bom solo de saxofone, instrumentos em que ainda arrasa, escondido. Mas com essa história de ser músico, desenvolveu tanto o ouvido que acabou assim: hoje ele ouve (e conta para nós) até o que pensamos, sentimos e sonhamos em silêncio. Em qualquer idade.”

E claro, ela está certíssima. Pois a originalidade e o humor de Veríssimo, dessa Forma, funcionam como o melhor antídoto para quem não gosta de ler - ou melhor, para quem não descobriu, ainda, o prazer e a aventura que um livro pode proporcionar.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Copyright © 2010 Rascunhos Pequenos | Blogger Templates by Splashy Templates | Free PSD Design by Amuki